Fábrica de software: como usá-la na transformação digital da sua empresa?

A tecnologia desempenha um papel fundamental nos negócios. Ela é usada por empresas grandes e tradicionais para otimizar as áreas de vendas, marketing, controladoria, finanças, produção e prestação de serviços, por exemplo. Também é usada por startups para aproveitar oportunidades de mercado e criar verdadeiros unicórnios.

É possível dizer que uma empresa é tão forte quanto os softwares que ela usa para gerar seus negócios, suportar seus processos e se manter próxima de seus clientes.

Atualmente, a divisão entre on e offline desapareceu, fazendo com que a demanda por produtos digitais de alta qualidade aumentasse. Mais que comprar um produto ou usar um serviço, os clientes desejam ter uma experiência de consumo, enquanto as empresas, para atender a essas altas expectativas, buscam acelerar a transformação digital de seus negócios.

O problema que elas enfrentam, no entanto, é encontrar um aplicativo, software ou sistema que atenda de forma personalizada, customizada e escalável ao seu público e às necessidades de seu negócio. Apesar da infinidade de tecnologias disponíveis, a maioria, enfrenta algum problema relacionado a integração com outros sistemas, facilidade de uso ou acesso, segurança de dados, ou ainda, limitação de funcionalidades. Para enfrentar esses desafios ou para desenvolver um software exclusivo é que muitas empresas precisam de uma Fábrica de Software.

Mas o que é exatamente uma Fábrica de Software e como ela pode ser usada na transformação digital da sua empresa? Continue lendo e descubra!

A necessidade da transformação digital

Muitas demandas dos clientes não são atendidas pelas empresas com rapidez e eficiência. A razão para isso não está na equipe de TI ou no distanciamento da marca com seu público, mas na forma como o desenvolvimento de soluções e inovações são priorizadas, frente aos desafios do cotidiano. Muitos negócios focam em manter a atual estrutura tecnológica que suporta seus processos, deixando que boas oportunidades sejam aproveitadas por seus concorrentes e diminuindo seu potencial de relacionamento com os clientes.

Muitos projetos, por exemplo, ainda usam a abordagem de gerenciamento em cascata centrada no processo, com ênfase na estabilidade, não na rápida evolução e disponibilização dos entregáveis. Algumas vezes, quando um projeto é entregue, os requisitos e funcionalidades desejadas já mudaram tanto que o software nasce obsoleto.

Nem sempre uma mudança na metodologia de gestão de projetos e do time de TI é o suficiente para fornecer as inovações que os clientes desejam. Em alguns momentos será necessário mudar a cultura da empresa, a mentalidade de quem lidera seus projetos de inovação e, principalmente, a forma como a tecnologia é desenvolvida, sustentada e melhorada.

Existem casos, em que o problema é uma simples escala de produção de software. Ou seja, o time interno está sobrecarregado ou não conta com o conhecimento necessário para criar uma aplicação, integração ou funcionalidade necessária para satisfazer as necessidades de um mercado.

Em ambos os casos, o processo de desenvolvimento e entrega de software deve ser alterado para atingir os principais atributos de um negócio moderno: alta produtividade, qualidade consistente, automação extensiva, eficiência de recursos e geração de boas experiências de consumo.

Uma pesquisa realizada pela CA Technologies mostrou que, quanto mais agressivamente as empresas adotarem novas abordagens, como a Metodologia Ágil e o DevOps, maior será o impacto nos negócios que virão.

Por exemplo, a expansão de práticas ágeis além do desenvolvimento para abranger toda a empresa aumenta o desempenho dos negócios de transformação digital em 33%; já a criação de práticas de DevOps na cultura da organização aumenta o desempenho em 35%.

Por quê? Porque são essas abordagens modernas que permitem oferecer a confiança, o valor, a velocidade e a confiabilidade que seus clientes exigem.

O que é uma Fábrica de Software?

O termo Fábrica de Software refere-se a uma área que reúne profissionais multidisciplinares, tecnologias e metodologias que desenvolvem aplicativos, integrações ou componentes de sistemas. Ela pode ser criada dentro da estrutura do time de TI das organizações ou pode ser contratada como um serviço terceirizado.

Essa é uma área necessária para enfrentar os desafios envolvidos na profissionalização do desenvolvimento de software, especialmente em termos de garantia de qualidade do produto final.

O nome “Fábrica de Software” enfatiza um compromisso de longo prazo para melhorar as operações de TI, mudando do caminho artesanal para o industrial, oferecendo a capacidade de construir e entregar rapidamente melhores experiências com um negócio.

Todos os princípios de Fábrica de Software levam a um resultado principal: oferecer inovação continuamente aprimorada e focada no cliente. Conheça quais são eles:

1. Metodologia Ágil

Para entregar mais valor, em um prazo menor e de maneira contínua é preciso alterar a maneira como o software é criado. Você precisa de metodologias de desenvolvimento altamente adaptáveis ​​e centradas no cliente.

Ciclos longos de lançamento, abordagens rígidas e pesadas não oferecem a velocidade necessária para atender às demandas dos clientes.

2. DevOps

Uma Fábrica de Software não apenas cria softwares, mas proporciona e suporta experiências.

Produzir uma experiência incrível em usuários que estão em constante evolução, é algo muito diferente do gerenciamento de atualizações de aplicativos uma ou duas vezes por ano.

Você precisa de uma colaboração perfeita entre construir e operar suas experiências de software. Para isso, é necessário quebrar os silos funcionais e direcionar abordagens como o DevOps em toda a sua área de desenvolvimento e suporte das aplicações.

3. Automação

A automação gera velocidade. Para fornecer inovação com velocidade, sua nova fábrica deve ser altamente automatizada, sem abrir mão da qualidade.

Por quê? Porque a automação reduz erros em processos manuais e libera recursos críticos para se concentrar no que realmente conta: criar valor para o cliente.

4. Insights

Sua empresa é baseada em insights, portanto, você precisa de feedback em toda a cadeia de valor do software. Isso acontece em duas etapas.

Você precisa saber como sua Fábrica de Software está operando e você também precisa saber se suas experiências estão atingindo o objetivo desejado com os clientes.

Essa conexão digital bidirecional permite que se descubram necessidades não atendidas que podem ser transformadas em novas oportunidades de negócios.

Por que você precisa de uma Fábrica de Software?

O maior potencial do software reside na criação de uma conexão direta e ao vivo com os clientes, por meio de canais digitais. Desencadear esse potencial requer um foco externo.

Para oferecer experiências superiores ao cliente em velocidade e escala sem precedentes, você precisa de habilidades e ferramentas totalmente diferentes. É por isso que a Fábrica de Software tem um papel tão importante na transformação digital.

Agora que você já entendeu o que é uma Fábrica de Software, aproveite para conhecer um checklist do desenvolvimento de software que poderá te ajudar na implantação das novas metodologias na sua empresa!

 

banner sobre fábrica de software e indústria 4.0